Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

25/4/2024 03:48:07

 
 

informativo semanal - 26/03 � 29/03/2018

 

Projeto busca redução de emissões por resíduos urbanos

[26/03/2018]

Os ministérios do Meio Ambiente, Cidades e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e a agência de cooperação da Alemanha - GIZ, criaram, nesta quinta-feira, o Comitê de Coordenação Conjunta do Projeto de Cooperação para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - ProteGEEr). Aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, a iniciativa destinará cinco milhões de euros da Iniciativa do Clima - IKI para ser executado em quatro anos.

De acordo com a diretora de Resíduos Sólidos do MMA, Zilda Veloso, “o projeto é estratégico para a implementação da gestão de resíduos pelos municípios, pois associa as políticas do setor à política de mudança do clima". A implantação dos aterros sanitários e ampliação da reciclagem de resíduos, setor responsável por 5% das emissão de gases de efeito estufa - GEE do Brasil.

O ProteGEEr reúne, além dos ministérios dos dois países, a Universidade Técnica de Braunschweig. A universidade alemã coordena uma rede brasileira, em fase de implantação, da qual participaram algumas das mais importantes instituições de ensino brasileiras como as universidades federais do Pernambuco - UFPE, Santa Catarina - UFSC, de Brasília UnB, de Campinas UFC e a Unicamp.

Dividido em três fases, o projeto vai buscar, inicialmente, realizar um diagnóstico das emissões do setor de resíduos. O próximo passo é promover a troca de experiências e a capacitação junto aos gestores municipais, além de buscar tecnologia para a redução de emissões por resíduos. O MMA atuará como co-gestor do projeto e vai contribuir para o cumprimento dos compromissos brasileiros junto ao Acordo do Clima, de Paris.

A reunião para criação do Comitê marcou, ainda, o lançamento oficial do ProteGEEr, que vem sendo trabalhado pelos três ministérios desde o final de 2016. Participaram do evento, em Brasília, o Ministro de Cidades, Alexandre Baldy, o Secretário substituto de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Gonçalves, representando o Ministro Sarney Filho, e o Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel.

Fonte: MMA.