Nova pagina 1
     HOME
     Escritório
     Áreas de Atuação
     Notícias
     Econews
     LINKS

     CONTATOS
 
 
Cadastre seu e

Cadastre-se para receber nosso informativo.
 

Nome

E-mail

        

28/3/2024 19:09:23

 
 

Notícias - Julho/2018

 

Vazamento de óleo na margem esquerda do Porto de Santos gera multa

[19/07/2018]

Um vazamento de cerca de 9 mil litros de óleo ocorrido na margem esquerda do Porto de Santos no último sábado, 14, acarretou em uma multa de R$ 150 mil à empresa Serena Construções e Reparos Navais, de Niterói-RJ. A multa foi aplicada pela prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente - Semam. No dia 17/07, a Semam e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama realizaram uma vistoria no local.

A decisão foi tomada porque a empresa descumpriu o artigo nº 146 do Código de Posturas Municipal, que descreve sobre poluição das águas. Além da multa aplicada, as operações da empresa foram interditadas.

Sidnei Aranha, responsável pelo Semam, comentou: "A Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá tem um padrão de fiscalização portuária já conhecida, e está sempre atenta a esse tipo de ocorrência. Vamos continuar patrulhando efetivamente, com nossos barcos, qualquer tipo de irregularidade que prejudique o Meio Ambiente".

Caso haja reincidência em um período de dois anos, o valor da multa dobrará, conforme previsto no artigo nº 294 do Código de Posturas (Lei Complementar 44/1998).

Vazamento

Segundo informações do Ibama, a draga Copacabana era desmontada para que as peças fossem vendidas como sucata em um estaleiro quando ocorreu o vazamento. Segundo o órgão, os operários perfuraram uma tubulação, fazendo com que o óleo atingisse o mar em seguida, chegando à margem do Estuário.

O vazamento foi contido no mesmo dia após a adoção do Plano de Emergência Integrado da Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp. O Ibama também deverá autuar a empresa pelo derramamento.

Fonte: Sistema Costa Norte Comunicação.